segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um dia



Quando será o dia em que tudo isso findará?
Que poderemos finalmente celebrar sem medo de errar
O dia em que seremos felizes, juntos, sem se preocupar
O momento em que perceberemos que nada irá nos separar

O tempo passa, os dias vêm e vão
Mas o que houve nunca vai, só fica e se intensifica cada dia mais
O mundo nos separa, cria um abismo entre nós
Lutamos desesperadamente, mas nossas forças se tornam insuficientes

Há esperança para nós?
Talvez um dia
E sonhamos com esse dia
Talvez um dia o mundo se volte ao nosso favor e esse abismo se transforme num caminho, nos levando para o tão sonhado reencontro
Nesse dia, haverá celebração
E os dois corpos que, neste momento,  se tornarão um só, caminharão juntos para a tão sonhada felicidade.

by Neliane Viana (15/09/10)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Cena



Ao contemplar aquela cena vem a mente tudo o que poderia ter sido e não foi. Não foi por falta de coragem, falta de persistência e competência. Perdeu – se a luta sem nem lutar. Tudo por medo, medo de errar. Maldito medo que só nos faz perder tudo o que poderíamos conquistar.
Ao contemplar aquela cena vem a dor. A alma chora e o coração se contorce, é difícil suportar. Dói só de pensar que poderia se estar naquele lugar. Dói perceber que o sonho acalentado durante anos tornou – se impossível de se realizar. Dói ter que olhar o que nunca se quis nem imaginar.
Ao contemplar aquela cena percebe – se que se é mera coadjuvante na história em que sempre se sonhou ser a protagonista. E é triste pensar que o papel principal nunca será seu, pois essa decisão está além do seu alcance.
Ao contemplar aquela cena vem a vontade de fugir para não ter que ver o que faz o coração adoecer. Fugir para não se culpar. Fugir para não relembrar o sonho mais lindo e jamais vivido por completo. Fugir para não se magoar. Fugir para não ter que suportar aquele olhar; um olhar de pena, de impotência.
Mas, ao contemplar aquela cena tirou – se algo de bom: Jamais deixar escapar aquilo que um dia te fez sonhar.


by Neliane Viana

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Basta aceitar



“Se a esmola é grande, o santo desconfia”. O ser humano tem a mania de pensar que se alguém fez algo de bom, alguma coisa de errado tem. Se recebemos algo muito bom e ainda por cima, de graça, ficamos totalmente desconfiados, acreditando que em algum momento vamos ser cobrados por ter aceitado aquilo. Tudo o que é de graça se torna difícil para nós aceitarmos a boa intenção da ação e, normalmente, nos sentimos, também, pressionados a retribuir àquela bondade.

Um dia, um Filho disse ao Seu Pai que estaria disposto a dar de graça a Sua vida para salvar a humanidade. O amor do Filho e do Pai por aquela raça caída era muito grande, Eles não queriam perdê – los, queriam salvá – los e estavam dispostos a tudo para que assim fosse. E então, pensaram numa forma para resgatar a humanidade, uma forma muito dolorosa, mas era a única forma possível e para Eles não importava o preço, importava, apenas, conseguir salvá – los.

Às vezes, me pergunto por que tanto sacrifício por uma raça que não dá a mínima para Eles? Mas a resposta me vem imediatamente: amor. Por que nos amar? Outra pergunta intrigante. A resposta é simples: Da mesma forma que um pai ama um filho, mesmo tendo este cometido os piores erros do mundo, assim é o amor de Deus para com Seus filhos. Que pai não faria tudo para salvar a vida de seus filhos?

Nós não merecemos nem um terço desse amor e é por isso que às vezes é difícil aceitar. Não compreendemos como alguém pode amar tanto seres que, na maioria das vezes, só lhe dão desgosto. Para nossa mente finita, é inaceitável que Deus tenha se preocupado em fazer um plano para nos salvar e que nos dê essa salvação de graça, afinal, ninguém dá nada de graça. A gente acha que para conseguirmos a salvação, temos que merece – La, temos que ser bonzinhos o tempo todo e assim vamos merecer ser salvos. Mas salvação em nada tem haver com merecimento e, sim, com aceitação. Basta aceitarmos a graça que nos foi dada, a graça da redenção em Cristo Jesus.

Dar esmolas, ser gentil, não matar ninguém, ser uma pessoa politicamente correta: nada disso traz salvação. Achamos absurdo o fato de que um ladrão ou um assassino pode se arrepender e ser salvo e eu, na minha vida de cidadão bonzinho, posso não ser. Sabe qual a diferença entre o ladrão ou o assassino e a gente? Eles arrependeram – se de seus pecados, aceitaram o sacrifício de Jesus na cruz, perceberam que eles não merecem nada, que não importa o que eles façam, eles jamais merecerão, mas que mesmo não merecendo, Jesus nos dá essa oportunidade de aceitar o que Ele nos oferece de graça. Ao aceitar que é de graça, percebemos que não precisamos fazer nada por isso, só precisamos amar a Deus e aí a vontade de servi – lo e de andar em Sua luz é apenas uma conseqüência de aceita – lo como nosso único Salvador.

Aceite você também esse grande presente que nos é oferecido e que nada nos é pedido em troca. Só precisamos dizer: sim, eu aceito! E esperar Jesus trabalhar em nossa vida e transformar nossos corações.

by Neliane Viana

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Contos de fada



Desde bem pequena sempre ouvi lindos contos de fada. Contos em que os finais eram sempre felizes. Mocinho e mocinha sempre ficavam juntos, sapos que viravam príncipes, princesas que sempre encontravam o grande amor das suas vidas, aqueles príncipes lindos e valentes que lutavam veementemente por seu grande amor. E a gente cresce acreditando naquilo, cresce acreditando que um dia viveremos um conto de fadas; encontraremos um lindo príncipe ou até mesmo um sapo que se transformará em um belo príncipe após o primeiro beijo de amor. Sonhamos com aquele que nos jurará amor eterno e que nunca ferirá nossos corações. Acreditamos verdadeiramente que as pessoas são boas e que ninguém será capaz de magoar - nos intencionalmente, muito menos mentir ou fingir.

Doce ilusão.

Quantas meninas cresceram acreditando nisso. Quantas esperaram e até hoje esperam aquele lindo cavalheiro em seu cavalo branco. Mas um dia elas caem na real e vêem que a vida não é um conto de fadas e que príncipes encantados só existem na ficção. A vida acaba lhes dando uma rasteira, elas acordam e visualizam o mundo como ele realmente é.
Aquela pequena criança cresceu e como tantas, também levou uma rasteira da vida. Caiu na real e viu que nem todo mundo é tão bonzinho assim, que tem pessoas que fazem questão de fingir, mentir e de brincar com as emoções. Príncipes encantados? Só nos livros. Sapos que viram príncipes? Ninguém consegue mudar ninguém. Por mais esperanças que eu tenha nas pessoas, já desisti de acreditar nisso. Só Deus mesmo pra mudá – las, fora isso, é pura ilusão. Juras de amor eterno? Podem ser apenas um joguinho. Pessoas boas? Ninguém é 100% bom.

Às vezes me pergunto se acreditar em contos de fada não era melhor. Mas quando paro e penso, vejo que ver a vida como ela é e aprender com os erros e acertos que cometemos em nossas vidas, é muito melhor. Decepções? Todo mundo passa por uma. Mas como dizem por ai: “Decepção não mata, apenas ensina a viver!!”

by Neliane Viana

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Um olhar



Um simples olhar que dizia mais que mil palavras
O olhar que nunca será esquecido
Havia verdade, sinceridade, sentimento
O olhar de respeito, de admiração, de paixão
Que saudade daquele olhar
Haverá um outro olhar como aquele?

Quando os olhares se encontravam, o tempo parava
Uma pequena pausa parecia uma eternidade
E o mundo ao redor assistia, anestesiados com aquela cena
O ar ficava mais leve e tudo em volta tomava cores diferentes
Somente por causa daquele olhar

Algo que saia do coração e transbordava através dos olhos
Não há como explicar
Não há como entender
Só vivendo para compreender quão profundo era aquele olhar.

by Neliane Viana Moreira (17/09/2010)

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Acordai! É chegada a hora.



Um dos princípios da vida Cristã: amar a Deus e aceitar o sacrifício de Jesus. Por vezes, condenamos demasiadamente aqueles que foram contemporâneos de Cristo e o rejeitaram. Achamos absurdo o fato do povo escolhido por Deus, o povo de Israel, ter rejeitado o Seu próprio Salvador. Por vezes, os criticamos e não nos damos conta de que talvez fizéssemos o mesmo se estivéssemos lá, pois, por vezes, fazemos algo parecido, rejeitamos a Cristo e nem percebemos.
O livro “O desejado de todas as nações” menciona: “Acontecimentos nos quais a atenção de todo o Céu se acha concentrada, não são discernidos, sua ocorrência passa despercebida pelos iguais religiosos e adoradores na casa de Deus. Os homens reconhecem Cristo na história, ao passo que se desviam do Cristo vivo”.

Profecias estão se cumprindo e o povo de Deus encontra – se adormecido. Nos acostumamos tanto com esse mundo que nem nos lembramos de qual é a nossa verdadeira missão. Estamos mais preocupados com nossos afazeres terrenos do que com as coisas do Céu. Só pensamos em estudar, trabalhar, ter uma família a ser feliz nessa Terra cheia de dor, sofrimento e miséria. Esquecemos o lar perfeito que Deus está preparando para nós. Estamos tão acomodados nesse mundo que às vezes desejamos que Deus demore mais um pouco a voltar para que possamos realizar sonhos ainda aqui na Terra, para que possamos viver experiências que julgamos ser muito boas. Mas nada aqui pode ser tão bom a ponto de ser comparado às maravilhas que Deus está preparando para cada um de nós quando, finalmente, formos levados ao Céu. Estamos deixando de lado a nossa missão. Jesus disse para irmos e pregarmos a todo o mundo as boas novas do evangelho. Mas no nosso dia tão corrido, falar com Deus fica em segundo plano, que dirá de pregar a sua mensagem às pessoas que estão ao nosso redor. Por vezes, somos tão egoístas. Queremos ir à igreja, receber a mensagem, queremos que tudo lá seja perfeito para nós podermos nos alimentar, só pensamos em nós mesmos. Mas e as milhares de pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer a Jesus, que se acham por aí aflitas e sedentas, precisando de algo que dê sentido às suas vidas. E nós aqui, mais preocupados em desfrutar as alegrias desse mundo, esquecendo de Cristo e não nos dando conta de que o fim está próximo.

É, reconhecemos Cristo na história, mas realmente estamos esquecendo de reconhecê – lo em nossas vidas. Cristo foi perfeito, Cristo foi tudo, mas o que Ele é hoje para mim? Acordai povo de Deus, Jesus está voltando e Seu povo não está preparado para recebe – lo assim como não estavam há dois mil anos atrás.


by Neliane Viana

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A última chama


Enfim, eu percebi
Me dei conta de que chegou ao fim
Agora é pra valer
A esperança não irá sobreviver

O tempo foi cruel
Apagou apenas uma das chamas
A outra permaneceu acesa, sua luz continuou forte
Mas, como sobreviver sozinha?

Passava - se os anos esperando que a outra chama reascendesse
Esse era o viver daquela chama
Mas, o tempo não colaborou, as circunstâncias foram crueis,
a vida não lhe deu uma segunda, uma última chance.
Esse era o seu destino

E agora ela se deu conta
A outra chama jamais reascenderá
Não adianta ter esperanças
A solução é se conformar
e deixar o tempo a sua chama também apagar.


by Neliane Viana

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Felicidade não tem preço?



Dizem por aí que felicidade não tem preço, e consequentemente, essa não pode ser comprada. Não há dinheiro no mundo que a compre. Essa última afirmação é mesmo verdade. Contudo, há uma outra maneira de “comprá – la” e essa “compra” já foi feita há, aproximadamente, dois mil anos atrás.
Esta foi uma compra feita por um gesto de amor. Deus enviou Seu único filho para morrer em nosso lugar, pagando assim, o preço dos nossos pecados e nos dando a oportunidade de sermos felizes.
Felicidade esta que não consiste em estar o tempo todo dando pulos de alegria. Mas consiste em estar com o coração preenchido, consiste na certeza de que não se está sozinho, em saber que tem alguém que te ama mais que tudo nesse mundo, um alguém capaz de dar a vida em seu lugar. Felicidade que consiste em sentir - se confortado e amparado, mesmo estando em meio ao maior problema do mundo. Felicidade que consiste em fazer a escolha certa, mesmo quando todo o resto está fazendo a escolha errada. Felicidade que consiste em ter escolhas e optar pela melhor delas: estar ao lado de Cristo!
Mas ainda melhor que essa felicidade terrena, é saber que o preço pago por Jesus na cruz, comprou também uma felicidade eterna, felicidade esta que poderemos experimentar quando Cristo regressar para, enfim, nos levar para o nosso verdadeiro lar, aí sim experimentaremos a real e verdadeira felicidade.

....

Felicidade não tem preço? Mentira, tem sim! Mas um dia alguém a comprou e oferece de graça a você, basta aceitar.

Estar ao lado de Cristo? Isso sim não tem preço!!


by Neliane Viana

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A escolha é SUA



Guerras, rumores de guerra, terremotos, tsunamis, catástrofes naturais de todo tipo. Fome, miséria. O amor para com o próximo está se esfriando. Pais matando filhos, filhos matando pais. A crueldade estampada nas revistas e jornais. A humanidade caminhando para a autodestruição.

Mas por que tudo isso? Por que tanta maldade?

 Nós, seres humanos, fizemos essa escolha. Desde o principio o Ser que nos criou nos amou e nos deu todos os recursos para sermos felizes eternamente. Porém, o rejeitamos. Preferimos ouvir a voz do pecado. Preferimos duvidar do amor e da bondade do Ser que nos deu a vida e que nos ama mais do que tudo.

Deus poderia ter nos destruído, afinal o salário do pecado é a morte. Mas, em sua infinita misericórdia, Ele nos deu uma segunda chance. Dessa vez, mandou o seu próprio filho, o Seu único filho para morrer por cada um de nós. Será que merecemos tamanho amor?

Jesus sofreu. Foi açoitado, cuspido, escarnecido e humilhado. Mas mesmo assim, Ele seguiu em frente, sabendo que estaria morrendo também por aqueles que o fizeram tanto mal.

Que amor é esse?

Que amor é esse capaz de dar sua vida por pessoas que só fazem rejeita – lo? Eu não consigo entender. A única coisa que sei é que um ser assim deveria ser amado, adorado e glorificado por toda a humanidade. Mas, ao contrário, nós só o rejeitamos. Não damos o valor que Ele merece. Só queremos curtir os prazeres dessa vida e nos esquecemos que Ele está preparando um lar lindo, maravilhoso, perfeito para que vivamos com Ele eternamente.

Porém, nós, seres humanos mesquinhos, impacientes, imediatistas, incrédulos só queremos viver o aqui e agora. Preferimos até dizer que Deus não existe, talvez isso nos livre um pouco da culpa. Preferimos dizer que é uma energia boa que nos cerca e nada mais. Isso nos livra da responsabilidade. Ou preferimos dizer que Ele existe sim, mas que essa coisa de ir à igreja, de ler a Bíblia não é necessário porque Deus está conosco independente de fazermos essas coisas.

Mas, e onde fica a reciprocidade dessa relação?

Que Deus nos ama, isso é verdade. Que Ele está conosco, isso também é verdade. Entretanto, e nós, não temos que ama – lo? E amar não significa querer o bem do outro, estar perto, conhecer cada dia mais, se importar com o que o outro pensa? Será que fazemos isso ou só esperamos o amor da parte de Deus sem em nada retribuir?


É tão fácil amar um pai, uma mãe, um filho ou um marido, pessoas estas que são imperfeitas, que erram, que nos magoam. Deveria ser muito mais fácil amar um Ser que é perfeito, que nunca erra, que nos ama incondicionalmente. Alias, é mais fácil amar a esse Deus, nós é que não percebemos isso.

A volta de Cristo está se aproximando, mas a humanidade dorme. As pessoas não se dão conta. Preferem viver suas vidinhas supérfluas, procurando uma felicidade que jamais encontrarão longe de Cristo. Sentem um vazio e não sabem o que é. Isso é falta de Jesus em seus corações. Só Cristo nos preenche. Só Ele pode nos dar a verdadeira felicidade.

Ele nos deu uma chance e nós a rejeitamos. Agora Ele nos dá outra oportunidade. Cabe a cada um de nós escolher qual será o fim dessa história.

by Neliane Viana

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O que é o amor?



Todos  tentam definir
Mas ninguém consegue exprimir
em palavras o que é o amor.

Alguns sugerem que o amor é quando você olha para alguém e seu coração bate forte;
Outros o definem como o sentimento de querer o bem do outro ao ponto de sacrificar – se em beneficio do mesmo.

O que é o amor?

Palavra tão bonita, pequena e complexa
Digo complexa porque não há como entender o amor
Às vezes, amamos e nem sabemos o porquê
Às vezes, amamos alguém sem que este nada tenha feito para merecer o nosso amor.

Amar é algo supremo, divino.
Não há como entender, só há como sentir.
O amor nos faz seres melhores, nos faz querer o bem do outro a ponto de nos sacrificarmos em prol do ser amado.
Amor é olhar para alguém, e não importa o que esse alguém tenha feito, continuarmos olhando para ele e o amando do mesmo jeito.
Isso, sim, é amor.


by Neliane Viana

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Não vale a pena



Não vale a pena viver sem Deus
Sem Ele meu existir não tem sentido
Sem Ele nada me traz felicidade
Sem Ele eu sinto um vazio
Vazio este que nada pode preencher
Só Deus nos dá esperança
Ele nos dá paz e conforto para enfrentar tudo
Ele nos aconselha e nos ama mesmo quando somos rebeldes
Fazemos tudo errado e, ainda assim, Ele está de braços abertos a nos esperar
Só mesmo Deus para nos amar tanto assim
Não merecemos
E não há nada que façamos que nos dê esse merecimento
Só a graça de Deus é que pode nos salvar.


by Neliane Viana