quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Basta aceitar



“Se a esmola é grande, o santo desconfia”. O ser humano tem a mania de pensar que se alguém fez algo de bom, alguma coisa de errado tem. Se recebemos algo muito bom e ainda por cima, de graça, ficamos totalmente desconfiados, acreditando que em algum momento vamos ser cobrados por ter aceitado aquilo. Tudo o que é de graça se torna difícil para nós aceitarmos a boa intenção da ação e, normalmente, nos sentimos, também, pressionados a retribuir àquela bondade.

Um dia, um Filho disse ao Seu Pai que estaria disposto a dar de graça a Sua vida para salvar a humanidade. O amor do Filho e do Pai por aquela raça caída era muito grande, Eles não queriam perdê – los, queriam salvá – los e estavam dispostos a tudo para que assim fosse. E então, pensaram numa forma para resgatar a humanidade, uma forma muito dolorosa, mas era a única forma possível e para Eles não importava o preço, importava, apenas, conseguir salvá – los.

Às vezes, me pergunto por que tanto sacrifício por uma raça que não dá a mínima para Eles? Mas a resposta me vem imediatamente: amor. Por que nos amar? Outra pergunta intrigante. A resposta é simples: Da mesma forma que um pai ama um filho, mesmo tendo este cometido os piores erros do mundo, assim é o amor de Deus para com Seus filhos. Que pai não faria tudo para salvar a vida de seus filhos?

Nós não merecemos nem um terço desse amor e é por isso que às vezes é difícil aceitar. Não compreendemos como alguém pode amar tanto seres que, na maioria das vezes, só lhe dão desgosto. Para nossa mente finita, é inaceitável que Deus tenha se preocupado em fazer um plano para nos salvar e que nos dê essa salvação de graça, afinal, ninguém dá nada de graça. A gente acha que para conseguirmos a salvação, temos que merece – La, temos que ser bonzinhos o tempo todo e assim vamos merecer ser salvos. Mas salvação em nada tem haver com merecimento e, sim, com aceitação. Basta aceitarmos a graça que nos foi dada, a graça da redenção em Cristo Jesus.

Dar esmolas, ser gentil, não matar ninguém, ser uma pessoa politicamente correta: nada disso traz salvação. Achamos absurdo o fato de que um ladrão ou um assassino pode se arrepender e ser salvo e eu, na minha vida de cidadão bonzinho, posso não ser. Sabe qual a diferença entre o ladrão ou o assassino e a gente? Eles arrependeram – se de seus pecados, aceitaram o sacrifício de Jesus na cruz, perceberam que eles não merecem nada, que não importa o que eles façam, eles jamais merecerão, mas que mesmo não merecendo, Jesus nos dá essa oportunidade de aceitar o que Ele nos oferece de graça. Ao aceitar que é de graça, percebemos que não precisamos fazer nada por isso, só precisamos amar a Deus e aí a vontade de servi – lo e de andar em Sua luz é apenas uma conseqüência de aceita – lo como nosso único Salvador.

Aceite você também esse grande presente que nos é oferecido e que nada nos é pedido em troca. Só precisamos dizer: sim, eu aceito! E esperar Jesus trabalhar em nossa vida e transformar nossos corações.

by Neliane Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário