quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Falar mal, que mal tem?




     A maioria dos cristãos defende veementemente a guarda dos 10 mandamentos. Entretanto, a ênfase dessa guarda, muitas vezes, é manifestada sobre aqueles mandamentos que contém as "normas" mais moralmente desprezíveis, tais como matar e roubar. Enquanto os demais ficam no esquecimento por negligência nossa, ou mesmo, por conveniência.



     Assim ocorre com o 9° mandamento, o qual Deus nos adverte a não dizermos falso testemunho contra o nosso próximo. Tão grave quanto é matar ou roubar, é também, falar mal do nosso próximo, inventar coisas sobre as pessoas. Da mesma forma que matar e roubar tirará alguém do Céu, caso não se arrependa, o mesmo ocorrerá com quem proferir falso testemunho contra o seu próximo.


     Entretanto, na nossa cabeça, falar mal dos outros não é algo tão grave assim, pois não está tirando a vida de ninguém, muito menos roubando algo que lhe pertence, é apenas algo divertido ou prazeroso de se fazer. Terrível engano esse. Quantas mentiras destruíram a vida de pessoas, de suas famílias ou de pessoas queridas? Qualquer ato que cometemos em desobediência a Deus traz graves conseqüências e é desaprovado por nosso Senhor.



     Em toda a Bíblia vemos passagens onde Deus condena a mentira e o falso testemunho contra o próximo. Em Tiago 4:11, somos exortados a não falar mal uns dos outros, pois "aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei". 



     Já provérbios 19:9 adverte que "a falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras perece". São inúmeros os conselhos bíblicos acerca daquele que fala mal do próximo. A nossa língua tem o poder de destruir a vida de alguém, por isso é necessário vigiar e tomar cuidado com as palavras, pois aqueles que usam a sua boca com esse intuito serão alvos da justiça divina.



     É muito triste vermos pessoas próximas gastando seu tempo e esforços dedicando-se a denegrir a imagem alheia. Não sabem eles o qual satisfeito estão deixando o inimigo de Deus, não sabem eles que estão sendo usados para o mal e não sabem eles que mais cedo ou mais tarde, suas palavras mentirosas serão reveladas e todos poderão ver a sua verdadeira face. 



     Para estes, que Deus tenha misericórdia e toque em seus corações. Que suas bocas  não profiram maldições, mas apenas bênçãos, pois dar falso testemunho contra o nosso próximo  só nos levará a caminhos de tristeza e morte.



    Aos que são alvos das línguas perversas tenham em mente o seguinte texto bíblico: "Bem aventurados  sois quando, por minha causa, vos  injuriarem, e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós" Mat 5:21. 



     A justiça de Deus sempre será feita e a verdade será, enfim, revelada.



Por Neliane Viana