quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os planos de Deus

      

       Às vezes, é tão difícil entender os planos de Deus. Quando, finalmente, pensamos que a vontade do Senhor está se concretizando em nossa vida, tudo vira ao avesso.
        Para uma mente tão finita e imperfeita quanto a do ser humano, é complicado compreender o que Deus sonha para nossas vidas. É incrível como nos enganamos. Parecia tão certo. Parecia a benção que Deus havia guardado. Mas, um dia, nos damos conta que não era isso. E quão dolorosa é essa realidade.
       Sabemos que Deus sabe de todas as coisas e que Ele cuida dos Seus filhinhos. Contudo, a nossa falta de fé, muitas vezes, nos deixa abalados e desanimados quando a nossa vida não anda na direção que desejávamos.
       Confiança em Deus é o único caminho para criar forças para seguir em frente. Se não foi do jeito que queríamos, Deus sabe o porquê e lá na frente entenderemos. Os planos dEle estão além do nosso alcance. E os que o amam e o obedecem terão em sua vida algo melhor do que jamais planejaram.


by Neliane Viana

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ansiedade



 Escrito por Hernandes Dias Lopes

     Ansiedade é a doença mais democrática da nossa geração. Atinge pobres e ricos, jovens e velhos, doutores e analfabetos, cristãos e ateus. Ansiedade é ocupar-se com um problema que ainda não está acontecendo. É sofrer antecipadamente. É deixar de viver de forma plena hoje com medo do amanhã. A ansiedade é o estrangulamento da alma, a asfixia das emoções, o cárcere da esperança.
      Vamos examinar três pontos importantes sobre o assunto em tela:
     Em primeiro lugar, as causas da ansiedade. Há muitas causas que provocam a ansiedade. Destacaremos algumas: Primeiro, a fraqueza inerente de nossa natureza humana. Somos absolutamente dependentes. Somos extremamente fracos e vulneráveis. Podemos ser vencidos por um vírus ou uma bactéria menor do que um cisco. Segundo, as circunstâncias adversas. Não conhecemos o futuro nem administramos as circunstâncias à nossa volta. As rédeas da nossa vida não estão em nossas mãos. Estamos sujeitos às intempéries e vicissitudes da vida. Terceiro, relacionamentos turbulentos. As pessoas nos fazem sofrer mais do que as circunstâncias. As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas. Quarto, o cuidado com as coisas materiais. Ficamos ansiosos acerca do que havemos de comer, beber ou vestir. A preocupação com as coisas materiais nos consome e torna nosso futuro sombrio.
     Em segundo lugar, a natureza da ansiedade. A ansiedade não é apenas uma doença, mas sobretudo, um pecado. A ansiedade é inútil, pois não podemos alterar as circunstâncias pelo fato de ficarmos ansiosos. Na verdade, por mais ansiosos que estejamos não podemos acrescentar um dia sequer à nossa vida. A ansiedade é prejudicial, pois em vez de nos ajudar a resolver os possíveis problemas do amanhã nos enfraquece para enfrentar os reais problemas do hoje. A ansiedade é ainda um sinal evidente de incredulidade, pois aqueles que não conhecem a Deus é que se preocupam com que vão comer, beber ou vestir. Nós devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, sabendo que as demais coisas nos serão acrescentadas. Ficamos ansiosos porque duvidamos da fidelidade de Deus e pensamos que podemos administrar nossa própria vida.
     Em terceiro lugar, a cura para a ansiedade. O apóstolo Paulo diz que não devemos andar ansiosos de coisa alguma. A solução que ele apresenta é enfrentarmos a ansiedade com adoração, petição e ações de graças. Adorar a Deus é proclamar quem Deus é. Pedir a Deus é confiar no que Deus dá e dar graças a Deus é anunciar o que Deus faz. A maioria dos nossos problemas decorre do fato de não conhecermos suficientemente a Deus. O profeta Daniel diz que o povo que conhece a Deus é um povo forte. Se Deus alimenta os pássaros do céu e veste os lírios do campo, quanto mais ele é poderoso para cuidar dos seus filhos! Em vez de vivermos dominados pela ansiedade, devemos experimentar a paz de Deus que excede todo o entendimento. Nosso coração é um território que jamais fica vazio. Está sempre cheio de alguma coisa. Será povoado pela ansiedade ou repleto de paz. Se tentarmos atrair para nós todo o cuidado da nossa vida, seremos vencidos pela ansiedade, mas se depositarmos aos pés do Senhor toda a nossa ansiedade, seremos inundados pela paz de Deus, a paz que excede todo o entendimento.
     A ansiedade é uma doença e um pecado. Para a doença tem cura; para o pecado tem perdão. Não precisamos viver estrangulados hoje, sufocados pelo medo do amanhã. Podemos experimentar o melhor de Deus hoje, sabendo que o futuro nos reserva bênçãos ainda maiores. Nossa vida não é um barco à deriva no mar da vida, mas uma nau governada pelo Senhor, que mesmo navegando por águas revoltas e assolada por tempestades borrascosas, chegará salva e segura no porto destinado por Deus, nas praias áureas da eternidade.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Indescritível amor



Não sou boa com as palavras
No sentido de não saber me expressar através da fala
Por isso, venho aqui fazer o que sei: escrever
Para te dizer o quanto amo você

Se um dia você puder mensurar
a imensidão do Universo, a profundidade do mar
ou a quantidade de grãos de areia existentes na Terra
Talvez, nesse dia, você consiga compreender
e medir o que brota em meu ser
Esse amor que nem eu consigo entender

Um amor que vem de Deus
Um amor que me preenche
E que me faz sentir o que há de melhor
É um sentimento inexplicável
Hoje eu entendo porque dentre tantos poetas
nenhum jamais conseguiu defini - lo
O amor, o meu amor por você
Não há como descrever

Palavras, falas e canções 
são insuficientes para expressá - lo
Ainda, assim,  de forma singular
Tento por meio dessas simples palavras expressar
Como é grande o meu amor por você

E, não sendo essas palavras suficientes
Prometo expressar esse amor a cada dia
Não apenas com palavras
Mas com o cuidado, o carinho, o querer bem
E, assim, te fazer feliz todos os dias
Porque maior felicidade que ter você
É poder fazer você feliz.


by Neliane Viana

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tempo




Procurei no tempo as respostas
Respostas para a vida
Respostas para as incertezas
Respostas para o amor
Respostas para os sonhos
Que se perderam
Procurei respostas no tempo
E o tempo me disse
-É preciso tempo... Para obter respostas
-É preciso tempo... Para amenizar as feridas
-É preciso tempo... Para calar a dor
-É preciso tempo... Para que se sonhe de novo
-É preciso tempo... Para que o amor aconteça novamente
-É preciso tempo... Para acreditar
-É preciso tempo... Para entender um adeus
-É preciso tempo... Para o tempo
-É preciso tempo... Para dar respostas ao tempo!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Reflexão: Por Fernando Pessoa



"É fácil trocar as palavras,
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado,
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto,

Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos,
Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor,
Difícil é conter sua torrente!

Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo."

(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A hora certa de alcançar o sonho



Por Rodrigo Vieira

 “...terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer” Êxodo 33:19.


           Você acha que existe uma idade certa de se alcançar um sonho? Normalmente imaginamos o seguinte: De 0 a 10 anos, podemos ter muitas coisas, brinquedos que depois desta idade já não servem mais...;
Pensamos também que de uns 10 a 20 anos é a idade de terminar os estudos, fazer algum curso, entrar na faculdade... quem não consegue isso muitas vezes tende a frustrar-se;
Dos 20 aos 30 é o tempo de terminar a faculdade, conseguir um bom emprego, se casar, comprar um carro, uma casa... e novamente, depois dessa idade, muitos se preocupam caso não tenham alcançado estas metas;
Dos 30 aos 40 é a hora de já estar com a vida bem estabelecida, podem vir os filhos, com menos preocupações...;
Dos 40 aos 50, nessa linha de raciocínio, a maior parte da vida passa a ser dedicada aos filhos, pensar na aposentadoria...;
Dos 50 aos 60 as preocupações em suprir os filhos diminuem por estes já deverem estar bem independentes e passar mais tempo ainda pensando na aposentadoria e num bom e merecido descanso.
A partir dos 60, muitos começam a sonhar com um novo carro, viagens, uma reforma na casa... e por aí vai, é a hora de gastar o dinheiro que juntou durante a vida.
Tão bonitinho é este esquema, não?! Tão desesperador é para quem tem sonhos, vê a idade passar e não os conquista... Talvez você seja uma dessas pessoas, então preste bastante atenção nessa postagem porque você descobrirá coisas fantásticas.
Todos nós temos sonhos, por mais pessimistas que estes sejam, nós temos. Ter a consciência de que é preciso ter sonhos é muito importante, mas mais importante ainda é estar ciente de que Deus tem sonhos para cada um de nós.
Sabe por quê muitas pessoas se desesperam ao não conquistarem seus sonhos? Porque estas vivem buscando se enquadrar no plano de vida do mundo (este que especifiquei no início do texto) e não no que Deus desenhou para elas. Isso mesmo, muitas vezes, nós queremos ser iguais aos outros e nos esquecemos de que somos tão especiais para Deus que Ele fez um plano de vida todo especial para cada um de nós. Aí vivemos uma vida lutando com Deus, mas não como Jacó lutou (para Deus realizar Seu plano na vida dele), lutamos para Deus não fazer o que Ele quer em nós. Que perigo! Os resultados eu não vou descrever porque você conhece exemplos perto de você, pense em quantas pessoas frustradas você conhece, talvez uma delas seja você mesmo que está lendo esta postagem.
Mas existe solução, aliás, para Deus não existe o termo “tarde demais”. Podemos aprender isso com o exemplo de Jacó. Este personagem me ensinou muito e com certeza irá te ensinar muitas coisas também. Leia em espírito de oração pra que você entenda as coisas concretas e abstratas que esta história nos ensina.
Primeiramente, com quantos anos Jacó saiu da casa de seus pais? Talvez você imagine um homem de uns trinta ou quarenta anos, mas ficará surpreso ao pensar que ele tinha cerca de setenta anos de idade. Você já imaginou sair da casa de seus pais com essa idade ou sustentar um filho até essa idade?
Você deve se perguntar como cheguei à esta conclusão e vou te explicar, um dia fui orar à Deus pedindo Suas bênçãos e pensei em citar o caso de Jacó, então fui estudar a história dele para poder ser mais detalhista; crescimento financeiro, reconhecimento profissional, casar com a mulher dos sonhos, ter uma família com a presença de Deus, filhos prósperos, essas eram algumas das características que eu via na história dele. Mas descobri muitas coisas mais.


“Vendo José que seu pai pusera a mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi-lhe isto desagradável, e tomou a mão de seu pai para mudar a mão da cabeça de Efraim para Manassés. E disse José à seu pai: Não assim, meu pai, pois o primogênito é este; põe a mão direita sobre a cabeça dele. Mas seu pai recusou e disse: eu sei, meu filho, eu o sei...” Gênesis 48:17-19


Primeiramente, para descobrir essa idade, o cálculo é de trás pra frente. Jacó foi apresentado à Faraó com 130 anos (Gênesis 47:8 e 9) nessa data, José já tinha uns 40 porque ele se tornou Governador do Egito com 30 (Gênesis 41:46), passaram-se 7 anos de fartura na terra e depois que entrou os 7 anos de fome (Gênesis 41:29, 30, 53 e 54), muito provavelmente ele reencontrou sua família nos primeiros anos da fome. Então 130-40=90, idade em que Jacó gerou José. Quando Jacó gerou José, ele estava à apenas 20 anos na casa de Labão (Gênesis 30:25 e 41), então 90-20=70, idade em que ele saiu de casa.
Você pode agora ficar preocupad@ com o sonho que Deus tem pra você, muito provavelmente você nem tem planos para esta idade... Mas veja bem, Jacó viveu 147 anos (Gênesis 47:28). O que isso significa?        Que com 70 anos, ele não tinha nem chegado na metade de sua vida. Ôba! Quer dizer que Deus vai te dar suas bênçãos quando você estiver na metade da sua vida? Se você esperar sentado é melhor.
Entenda que para cada pessoa Deus tem um plano diferente: Jacó casou com 77 anos, Isaque, seu pai, casou com 40. José ficou preso injustamente por anos, Abraão e Sara foram ter um filho beirando o primeiro século de suas vidas. Veja, cada pessoa teve suas experiências particulares.
Se Deus quiser revelar à você quando é que Ele te dará a bênção que você quer Ele fará, e muito provavelmente perto deste sonho se realizar, porque quando Ele nos diz com antecedência, somos tentados a parar e ficar esperando. Mas tudo o que acontece em nossas vidas, são nada mais que oportunidades de Deus nos dá para nos aproximarmos do sonho dEle para nós. É por isso que sofremos muito ao tentarmos alcançar nossos sonhos à nossa própria maneira porque as oportunidades que temos são para chegarmos ao sonhos de Deus, não aos nossos sonhos. Buscar a felicidade e a realização por si mesmo é nadar contra a correnteza depois de uma forte chuva.
O sonho de Jacó não era nada fácil: acabar com a tradição de que o mais velho é que recebe a melhor bênção. Ele viveu para isso, desde antes de nascer até ao morrer, foi um ativista nesta causa. Ele não conseguiu acabar com essa tradição, assim como Moisés não conseguiu realizar seu sonho de entrar na terra prometida, para seu bem merecido descanso. Mas Moisés entrou no sonho de Deus e foi para uma terra muito melhor que a terra que ele sonhava e Jacó não conseguiu quebrar a tradição, não no mundo, mas ao menos em sua vida ele conseguiu. Recebeu a bênção que tanto sonhou, e a lição, na história dele e de Moisés é que quando entramos nos sonhos de Deus, Deus nos concede desejos particulares sim, não bem da forma que queremos, mas o suficiente para nos sentirmos realizados.
Moisés queria entrar na terra prometida, Canaã, ele apenas a viu, para ao entrar no céu, depois de sua ressurreição poder comparar que sonho era melhor. Jacó provavelmente queria a bênção do primogênito para ter uma boa parte na herança de seu pai, para poder ter uma vida tranquila, uma boa poupança, muita riqueza e poder dar uma boa vida à seus filhos, mas me diga o que ele deve ter pensado ao descobrir que seu filho era nada mais nada menos que o Governador do Egito? A prosperidade de Jacó na casa de Labão nos mostra que ele não precisava da bênção para ter o que ele queria, mas era isso que ele queria, e Deus lhe deu, também não custava nada...
Talvez você pense que só será feliz se conseguir o que sonha, mas quero te dizer que você não precisa disso para ser feliz, você só precisa do sonho de Deus na sua vida, e quando você se entregar por completo à Ele, Ele talvez te dê o que você tanto sonha, só pra te mostrar que o sonho dEle sempre foi muito melhor para você. Felizes são aqueles que compartilham sonhos com Deus.